Serviços

Consulta Oftalmológica • Retina • Catarata

Ultrassonografia Ocular (Ecografia Ocular)

Exame realizado para que o médico avalie o olho como um todo, o nervo óptico e a retina através de estruturas opacas por algum problema que atrapalhe a visão do fundo do olho.

Mapeamento de Retina

Exame da retina em toda a sua extensão para garantir que mesmo os locais mais difíceis de examinar estão bem.

Fotocoagulação com Laser Amarelo Multispot

Microcauterização da retina que tem por objetivo criar maior adesão e proteger pontos de fragilidade ou perigo na periferia da retina encontrados no mapeamento de retina.

O laser Amarelo MultiSpot se diferencia do verde tradicional por ser mais seletivo nas estruturas da retina e mais eficiente, se traduzindo em procedimento praticamente indolor e extremamente rápido quando comparados.

Fotoestimulação com Laser Amarelo Multispot Micropulsado

Ao invés de muita energia de uma só vez, este laser entrega à retina pequenas porções de energia em intervalos curtos, permitindo que a retina se recupere nesse meio tempo.

Isso significa que não há dano e sim estimulação. Sua grande aplicação é em EDEMA MACULAR DIABÉTICO e CORIORRETINOPATIA SEROSA CENTRAL.

OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

Tomografia que mostra a retina em detalhes, permitindo que o médico analise em que níveis possíveis alterações estejam na estrutura retiniana, propondo a melhor estratégia terapêutica.

Retinografia

Registro fotográfico do fundo de olho. Muito importante para que o médico possa comparar após certo tempo o que vê durante a consulta e como era o aspecto da retina anteriormente.

Topografia

Constrói um mapa gráfico da curvatura da córnea. Usada em vários pré e pós operatórios e adaptações de lentes de contato.

Pentacam

Uma espécie de topografia de ultraprecisão feita com tomografia do segmento anterior, avaliando a curvatura corneana anterior, posterior, espessura ponto a ponto da córnea, profundidade da câmara anterior (espaço entre a córnea e a íris, parte que dá a cor ao olho) e diâmetro da córnea.

Usado em alguns pré e pós operatórios.

Paquimetria

Medida da espessura corneana. Importante na avaliação de glaucoma e função do endotélio corneano, por exemplo.

Angiografia

Análise da dinâmica vascular da retina com uso de corante através da corrente sanguínea, mostrando alterações imperceptíveis ao exame sem esse tipo de artifício.

Importante para avaliação de neovascularizações (vasos sanguíneos anormais) que surgem em patologias como retinopatia diabética e degeneração macular, por exemplo.

Microscopia Especular

Avalia a saúde da camada mais interna da córnea, que é responsável por mantê-la transparente.

Campimetria Computadorizada

Avalia a sensibilidade da retina a estímulos luminosos mais fortes ou mais fracos ponto a ponto. Usado, por exemplo, para diagnóstico e acompanhamento de neurites e glaucoma.

Tonometria

Medida da pressão intraocular de não contato.

Biometria

Cálculo de lente intraocular para substituição do cristalino em cirurgias de catarata e de retina associada de catarata. Diversas tecnologias e algoritmos podem ser usados a depender de cada caso e suas particularidades.